XXIII Jornada Mundial da Juventude – Sydney, 15-20.Julho.2008

Caros amigos, já passaram cinco meses, mas para mim parece que foi ontem. Sim, estive lá, no encerramento da Jornada Mundial da Juventude, do outro lado do mundo, na Austrália. Antes de mais, um pedido de desculpas ao Nuca pelo atraso na partilha desta peregrinação magnífica.

Como prometido vou partilhar connvosco alguns momentos e palavras desta peregrinação, resultante da convocatória aos jovens de todo o mundo feita pelo Papa Bento XVI, que teve como tema “Recebereis uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas” (Act 1, 8).

As jornadas decorreram de 15 a 20 de Julho de 2008 em Sydney, e consistiram em diversos acontecimentos, por toda a cidade, nas quais os jovens esperavam, como disse o Papa Bento XVI “Aprofundar a própria fé em Cristo e partilhar a experiência de comunhão da própria Igreja”.

Desses eventos destaco a vigília de 19 de Julho e a missa de encerramento, a 20 de Julho, no hipódromo de Randwick, em plena cidade. A imprensa australiana apelidou de “Holy Night” a noite magnífica, em que escutámos, orámos e fizémos silêncio com o Papa Bento XVI, escutando uma catequese sobre o Espírito Santo, central nestas jornadas. O que vivenciámos nessa noite foi um verdadeiro Pentecostes, na “terra austral do Espírito Santo”, como foi apelidada a Austrália, pelo navegador português Pedro Fernandes de Queirós, ao serviço do rei de Espanha, quando chegou a umas ilhas na costa australiana, no dia de Pentecostes de 1606.

Estimo que estiveram cerca de 300 portugueses nas jornadas. Muitos testemunhos interessantes destes jovens, bem como da jornalista da RR Aura Miguel foram sendo publicados, em tempo real, ao longo da peregrinação, num blog criado especialmente para o efeito. Vale a pena visitar: http://jornadasdajuventude.blogspot.com/. Neste blog encontra-se também um video com a mensagem que o Papa Bento XVI deixou aos jovens de língua portuguesa depois da missa de encerramento das jornadas, um verdadeiro envio em missão:

Amados jovens de língua portuguesa, queridos amigos em Cristo: sabeis que Jesus não vos quer sozinhos. Disse Ele: «Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador para estar convosco para sempre, o Espírito da verdade que vós conheceis, porque habita convosco e está em vós» (Jo 14,16-17).

É verdade! Sobre vós desceu uma língua de fogo do Pentecostes: é a vossa marca de cristãos. Mas não foi para a guardardes só para vós, porque «a manifestação do Espírito é dada a cada um para proveito comum» (1 Cor 12,7).

Levai este fogo santo a todos os cantos da terra. Nada e ninguém O poderá apagar, porque desceu do céu. Tal é a vossa força, caros jovens amigos! Por isso, vivei do Espírito e para o Espírito!

A página de internet oficial para estas jornadas – “WYD08” – já se encontra encerrada, infelizmente. No entanto ainda tenho alguns links que dão acesso a videos quer da vigília, quer da missa de encerramento:


VIDEO VIGILIA BENTO XVI > http://video.wyd2008.org/?MediaId=965c93c5-ab8f-4f7b-8fb2-a6c1a5c4219e

VIDEO MISSA > http://video.wyd2008.org/?MediaId=1790cb55-34ba-4c06-9cec-faa40c51150f

Para além destes há fotos e os textos das homilías e discursos proferidos por Bento XVI na Austrália, na página oficial do Vaticano. A história de todas as restantes jornadas também pode ser consultada no link http://www.vatican.va/gmg/documents/gmg_2008_po.html

Para terminar convido-vos a ver algumas fotos no álbum “WYD08”. Podem apreciar os vários momentos da peregrinação do grupo de 94 jovens do qual fiz parte: desde a (tremenda) viagem de avião, à caminhada de encontro com o Papa, à beleza inigualável de alguns cantinhos da Austrália que tivémos a graça de visitar, ao encontro com uma comunidade portuguesa emigrante nos subúrbios de Sydney...

Um agradecimento especial à Deolinda, Ana, Filipa, André e João, pelas fotos magnificas que documentaram a nossa peregrinação.

E agora? Agora recomeçamos a caminhada, já em 2009, sob o tema “Pusemos a nossa esperança no Deus Vivo” (1Tm 4,10), preparando-nos para a próxima celebração internacional das Jornadas Mundiais da Juventude – VAMOS A MADRID 2011?

4 comentários:

NUCA disse...

Muito obrigada pela tua partilha! Se passados cinco meses existe ainda este entusiasmo nem imagino como terá sido...

Peço a Deus para que nesta passagem de ano desça sobre nós o Espiríto Santo e que a sua força nos ajude a ser melhor testemunho de Cristo na Universidade!!

Um óptimo ano a todos!!

NUCA disse...

Ah... e vamos a Madrid!!!

Anne Caroline disse...

Realmente aquela foi uma "Noite santa" e inesquecivel.
Nos vemos em Madri!
Abraços

NUCA disse...

Obrigada Anne!! Abraço intercontinental!! Vêmo-nos em Madrid!!!