O Rosto de Jesus na História da Pintura

Jesus marca profundamente a História da Humanidade. A sua presença, nem sempre perceptível, lança continuamente corações resgatados numa busca incessante para além dos amplos horizontes. Simultaneamente corações apaixonados e "construtores geniais da beleza" i, artistas, tentam partilhar a grandeza do encontro com Jesus evangelizando com música, literatura, discursos, teatros, poemas, pinturas, esculturas.

"A arte tem a capacidade de ajudar o homem a entrar no mistério, a dizer o indizível, a mostrar o transcendente"ii. E assim aconteceu no seminário " O Rosto de Cristo na História da Pintura". Entrámos por momentos na descoberta de Cristo e na profundidade do seu encontro com vários homens que genialmente o comunicaram.

Que estes momentos fortes de encontro com o Seu Rosto através de outros nos ajude a que a nossa história na Universidade se torne Sua, parte do mistério.


P.S. Ainda impressionada com a beleza da arte desafio-vos a entrarem agora na contemplação de São Paulo através da exposição de pintura disponível no seminário de S. Paulo em Almada.

_________________________________

i Papa João Paulo II, Carta aos artistas, Vaticano, 1999

ii D. Gilberto, Bispo de Setúbal, Exposição colectiva de Pintura – S. Paulo, 2009.

Sem comentários: